-
O que significa a expressão "al dente" que consta nas embalagens de macarrão?
Segundo a tradição italiana, as massas precisam ser cozidas o tempo suficiente para que não fiquem muito moles, ou então, duras demais. Ou seja, a expressão "al dente" significa "no ponto".
-
Quais são os tipos de macarrão Parati?
A Parati possui macarrão com ovos e macarrão de sêmola com formatos diferentes, como massas curtas (ex: parafuso e rigatoni), massas longas (ex: espaguete e furadinho), ninhos (ex: ninho largo e cabelo de anjo), além das massas instantâneas (lámen).
-
Por que as embalagens de Macarrão Parati contém a frase "sêmola de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico"?
A sêmola de trigo é o produto obtido a partir da espécie Triticum aestivum ou de outras espécies do gênero Triticum reconhecidas (exceto Triticum durum), através de processo de moagem do grão de trigo beneficiado, com teor de cinzas de, no máximo, 0,65% na base seca. Por definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é usada a expressão sêmola de trigo para descrever a presença do ingrediente farinha de trigo que possui as características descritas acima. A adição de ferro e ácido fólico na farinha foi estabelecida pela Anvisa com o objetivo de reduzir os níveis de deficiência destes nutrientes na população brasileira.
-
O macarrão é feito de quê?
O macarrão é composto basicamente pela farinha de trigo, podendo ser acrescido de outros vegetais, corantes e ovos.
-
Qual é a origem do macarrão?
Embora existam várias teorias sobre a origem do macarrão, acredita-se que ela seja chinesa, e não italiana como a maioria das pessoas pensam. Em uma de suas viagens, o explorador Marco Pólo, no século XIII, descobriu na China o macarrão, sendo que ao voltar à Itália difundiu este alimento, e com a aprovação dos italianos em seguida este se espalhou por toda a Europa. No Brasil, o macarrão chegou na metade do século XIX com os imigrantes italianos e atualmente é um dos alimentos preferidos dos brasileiros.
-
O que é gordura total?
As gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gorduras encontradas nos alimentos, ou seja, gorduras de origem vegetal e gorduras de origem animal. A gordura total é uma fonte de energia e a sua ingestão diária recomendada em uma dieta de 2.000kcal é 55g.
-
O que são gorduras saturadas e insaturadas?
Gordura Saturada - é a gordura, em sua maioria, derivada de origem animal, podendo ser encontrada na manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, suína, ovina, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo, entre outros. A gordura saturada também pode ser encontrada em alguns alimentos de origem vegetal como a gordura do coco e palmito. Quando está em temperatura ambiente a gordura saturada se apresenta na forma sólida.
Gordura Insaturada - esta gordura pode ser encontrada, em sua maioria, em alimentos de origem vegetal, tais como: azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoas, salmão, sementes de linhaça, abacate, entre outros. Na temperatura ambiente esta gordura apresenta-se na forma liquida. A gordura insaturada pode ser classificada como:
. Monoinsaturada: É um ácido graxo com uma ligação dupla em sua molécula e pode ser encontrado no azeite de oliva, canola, abacate e amendoim, por exemplo.
. Poliinsaturada: São ácidos graxos insaturados aqueles que contam com duas ou mais ligações duplas na sua molécula. São encontradas em peixes de água fria, frutos do mar e nos óleos de milho e de girassol, por exemplo.
-
O que são gorduras trans?
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada em um processo de hidrogenação natural que ocorre quando os animais ruminam, ou então durante o processo industrial de hidrogenação parcial, o qual transforma os óleos líquidos em gorduras mais consistentes à temperatura ambiente. Estas gorduras podem estar presentes em alguns alimentos de origem animal e também em alguns alimentos industrializados.
-
O que são edulcorantes?
Os edulcorantes são substâncias com um sabor bastante doce. O poder de dulçor de um edulcorante é muito superior ao da sacarose, que é o açúcar de mesa. Os principais edulcorantes classificados como naturais são: stévia, sorbitol e manitol, enquanto os artificiais são aspartame, ciclamato, sacarina e acesulfame-K.
-
O que é Acidulante Ácido Láctico?
O ácido lático utilizado pela Parati é obtido pela fermentação de cana de açúcar, sendo que uma das suas principais funções é ajudar a dar uma textura macia aos biscoitos
-
Quais são as funções da Vitamina C?
A vitamina C ajuda a combater gripes, resfriados, hemorragias, além de auxiliar na absorção do ferro e contribuir para a saúde bucal. A dose diária de vitamina C recomendada para adultos é de 60mg e equivale a um copo de suco de laranja. Essa vitamina pode ser encontrada naturalmente no abacaxi, acerola, brócolis, caju, couve-flor, frutas cítricas, tomate, morango, entre outros.
-
Para que servem os emulsificantes?
Os emulsificantes tem a função de estabilizar a mistura de dois líquidos imiscíveis, geralmente a gordura e a água.
-
O que é açúcar invertido? Qual a sua função?
O açúcar invertido é um xarope produzido a partir do açúcar comum (a sacarose), calor e ácido cítrico. A função do açúcar invertido é melhorar a cor, aroma e a textura do biscoito.
-
O que é lecitina de soja que geralmente está indicada nos rótulos de biscoitos?
A lecitina de soja é um emulsificante extraído da soja. A lecitina tem a função de estabilizar e emulsificar a massa e os cremes dos biscoitos, melhorando a textura do produto.
-
Qual é a diferença entre diet e light e zero?
Diet - O alimento que contém a inscrição Diet em sua embalagem é formulado para atender dietas especiais que exigem a restrição de algum ingrediente, como o glúten (no caso dos celíacos), açúcar (para os diabéticos), sódio (para hipertensos), entre outros. Para que um produto seja considerado Diet, deverá ter algum ingrediente retirado da sua composição original.
Light - o termo light é sinônimo de reduzido. São considerados light os alimentos que contenham a redução de pelo menos 25% de um ou mais ingredientes (açúcar, sódio, gorduras, etc) de sua composição convencional.
Zero - O alimento zero, assim como o Diet, possui a exclusão total de algum dos componentes presentes em sua formulação convencional. Se o produto for zero açúcar, por exemplo, poderá ser consumido por diabéticos.
-
O que é intolerância à lactose?
A intolerância a lactose é a incapacidade do organismo em digerir a lactose. A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados e a lactase é a enzima necessária à digestão da lactose, sendo que qualquer deficiência nesta enzima se reflete na diminuição da absorção de açúcar. Quando não digerida a lactose pode causar vários sintomas, dentre eles: formação de gases, náuseas, cólicas abdominais e diarréias.
-
O que é glúten?
O glúten é um conjunto de proteínas presentes naturalmente em alguns grãos como, por exemplo: trigo, aveia, centeio e cevada. Pessoas com intolerância a esta proteína não podem consumi-la, sendo que a indicação da frase "Contém glúten" nas embalagens facilita a identificação dos produtos que não devem ser consumidos por celíacos.
-
Por que na embalagem de um produto tem a frase "pode conter traços de ovos, leite, amendoim, castanhas e avelãs", sendo que nos ingredientes de alguns produtos não contém essas substâncias, tampouco seus derivados?
Essa informação foi adicionada ao rótulo do produto para que as pessoas alérgicas ou intolerantes a determinados ingredientes possam se prevenir, pois, muitas vezes em uma mesma linha são produzidos alimentos que contém ou não a composição destes elementos.
-
Como surgiu o Panettone?
A lenda em torno da criação do panettone é italiana, e diz que o cozinheiro a serviço de Ludovico el Moro, Duque de Milão na época medieval, foi encarregado de preparar o almoço de Natal em que eram convidados muitos nobres da época. Todavia, a torta esquecida no forno queimou. No desespero, Toni, o assistente do cozinheiro, propôs uma solução: utilizar os poucos ingredientes que tinham sobrado na cozinha (farinha, manteiga, ovos, uvas passas e algumas cascas de frutas) e mistura-los. Sem outras opções, o cozinheiro decidiu assar e levar à mesa esta nova criação. O Duque e os convidados adoraram a nova comida a tal ponto que quiseram saber o nome dessa delícia. O cozinheiro, não sabendo bem o que responder, disse: "Esse é o pão de Toni!", que mais tarde passou a ser conhecido como Panettone.
-
Como conservar os biscoitos e massas Parati?
Para melhor conservação dos biscoitos e massas Parati, sugerimos que os mesmos não sejam expostos ao sol e que sejam armazenados em ambiente fresco, seco e livre de odores. Após abertos os produtos deverão ser colocados em um recipiente seco e bem tampado, bem como, deverão ser consumidos o mais breve possível.
-
Posso consumir um produto vencido?
A Parati não recomenda que produtos vencidos sejam consumidos, mesmo tendo sido respeitadas as condições de armazenamento, pois o prazo de validade é estabelecido por meio de testes que verificam se todas as características foram mantidas dentro do período de validade, sendo que após o decurso deste prazo não são mais garantidos os requisitos essenciais para o consumo do produto. A validade descrita na embalagem considera o produto fechado e mantido em sua embalagem original.
-
Qual é a origem da palavra biscoito?
A palavra biscoito tem origem francesa e advém da junção de dois termos: "Bis" e "Cuit", que quer dizer, cozido duas vezes. Esta palavra surgiu para descrever uma pasta dura formada pelo pão amassado e cozido novamente, que permanecia por mais tempo conservada.